À semelhança do último evento análogo realizado em 2017, este ano dinamizámos as II Jornadas Técnicas DIN nos dias 29 e 30 de Maio, No Montebelo Aguieira Lake Resort, em Mortágua. O evento reuniu produtores, parceiros, clientes e especialistas nacionais e estrangeiros, num total de cerca de 100 participantes.

Ao longo de dois dias, foram partilhadas informações técnicas, esclarecidas questões e apresentados estudos técnico-científicos desenvolvidos pelo departamento técnico da DIN.

No primeiro dia, o Dr. José Almeida elucidou sobre os desafios atuais da liderança, gestão e motivação de equipas e, mais tarde, os participantes foram convidados a participar numa atividade de team building, que abriu o apetite para o jantar.

No segundo e último dia, os trabalhos começaram com a intervenção da Dra. Iara Martins, da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), intitulada ‘Comprar a Portugal – Fileira Agroalimentar’.

Da Direção Geral de Alimentação e Veterinária estiveram presentes Dra. Inês Almeida e Dr. José Manuel Costa que abordaram a utilização de biocidas para a desinfeção da água de bebida para animais, bem como o fabrico, colocação no mercado e utilização de alimentos medicamentosos: estratégias para mitigar o impacto na RAM (Resistência aos Agentes Microbianos).

Os participantes assistiram ainda à palestra do Dr. Andres Donadeu, da Tervalis (Espanha), sobre os métodos mais recentes e perspetivas para a produção livre de antibióticos. A Profª. Dra. Elizabeth Schwegler, do Instituto Federal Catarinense, Brasil, fez a sua intervenção através de videoconferência sobre o stress térmico em vacas leiteiras, baseando-se em estudos e casos concretos.

O presente e o futuro do controlo de qualidade foram apresentados pela Dra. Sara Ferreirinha, da DIN. O Eng.º João Moreira, também da DIN, explicou a importância da ordem de incorporação de aditivos ao nível de oxidação de vitaminas.

Para a direção da DIN, este evento é importante na medida em que permite “a partilha de informação, a apresentação de estudos e uma aproximação dos clientes à empresa”.

O evento superou as expectativas.

A DIN agradece a presença e colaboração de todos os presentes.