A homogeneidade de um alimento reflete a apropriada dispersão de todos os ingredientes numa mesma mistura. A homogeneidade deve ser eficaz por forma a garantir que existe uma dispersão adequada e que todos os nutrientes da dieta se encontram nas proporções e relações exatas para suprir as necessidades dos animais de destino.
Os operadores de alimentos para animais responsáveis pelo fabrico de aditivos, pré-mistura de aditivos, alimentos compostos ou alimento medicamentoso, têm que demonstrar a eficácia dos misturadores no que se refere à homogeneidade mediante a realização de testes que são obrigatórios para todos os fabricantes de aditivos, pré-mistura de aditivos e alimentos compostos registados ou aprovados ao abrigo do artº 9º ou 10º do Reg.(CE) n.º 183/2005, bem como os fabricantes de alimentos medicamentosos autorizados ao abrigo do D.L. n.º 151/2005.
O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento apoia os fabricantes disponibilizando serviços para a realização e interpretação de testes de uniformidade de mistura.